A cerimónia pública de entrega de livros decorre no dia 7 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.
A sessão conta com as atuações dos alunos da Academia de Música de São João da Madeira, Leonor Silva e João Gil Sousa (violino).
A iniciativa “100 Livros, 100 Despertares.” baseia-se num compromisso de promoção do livro e da leitura, incentivando o acesso ao conhecimento, ao pensamento, à cultura e à informação, sensibilizando o cidadão para o desempenho de um papel ativo na construção de uma sociedade assente em valores humanos fundamentais.
Com base neste compromisso, a Câmara Municipal de S. João da Madeira e a Junta de Freguesia organizam um sorteio anual, entre todos os sanjonaneses recenseados e/ou leitores da Biblioteca Municipal, procedendo à oferta de 100 livros.
Para cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, o sorteio é realizado a partir da lista de recenseados no município. Para cidadãos com idade igual ou inferior a 17 anos, o sorteio é feito a partir da lista de leitores ativos inscritos na Biblioteca Municipal Dr. Renato Araújo.
A iniciativa teve o seu arranque em 2021, por ocasião da celebração do 60º aniversário da Biblioteca Municipal.
Em 2022, o tema da iniciativa foi o Desenvolvimento Sustentável procurando despertar o interesse do cidadão para a importância de um contributo ativo no desenvolvimento sustentável global e na construção de um mundo melhor para as atuais e futuras gerações.
Em 2023, o tema da iniciativa centrou-se na Lusofonia, promovendo a diversidade dos autores de língua portuguesa.
O tema em 2024: CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL 1974, procura despertar a comunidade local para a reflexão crítica e informada sobre este importante período da história de Portugal, e destacar a relevância de valores como a liberdade e a democracia.
Sem comentários:
Enviar um comentário