terça-feira, 26 de agosto de 2025

PRÉMIO LITERÁRIO EDMUNDO BETTENCOURT


O Prémio Literário Edmundo Bettencourt, criado em 1996 durante a Feira do Livro do Funchal, esteve suspenso por cerca de uma década, tendo sido relançado em 2021. Em 2025, o Município do Funchal aprovou o novo Regulamento n.º 326/2025, de 12 de março, publicado em Diário da República, que visa aprimorar o processo de candidatura e atribuição do prémio, reforçando assim o seu apoio à criação literária.

As principais alterações incluem o aumento do prémio de 3.000 euros para 5.000 euros. Além disso, o processo de candidatura foi modernizado e será agora totalmente digital, através da plataforma CMFOnline, dispensando a entrega de documentos em papel, o que reflete um compromisso com a sustentabilidade e a eficiência.

O novo regulamento estabelece que o género literário (alternando entre prosa e poesia) e as datas do concurso serão definidos todos os anos por despacho. Para a edição de 2025, o prémio será dedicado à prosa.

O período para submeter candidaturas para a edição de 2025 é de 1 a 30 de setembro. O júri analisará as obras em outubro, e o vencedor será anunciado em novembro de 2025.

O autor da obra vencedora terá a sua obra publicada pela Câmara Municipal, numa tiragem de 100 exemplares impressos, reforçando o apoio à literatura regional. O regulamento prevê ainda a possibilidade de atribuir menções honrosas a obras que se destaquem.

O júri de 2025 é formado por cinco personalidades com vasta experiência nos campos académico, cultural e literário: Carlos Diogo Pereira, Deodato Rodrigues, Maria Helena Dias Rebelo, Maria Teresa Nascimento e Sandro Nóbrega.

Em anexo, remetemos o link para a inscrição no Prémio Edmundo Bettencourt:


Consulte o Regulamento AQUI




Sem comentários:

Enviar um comentário